Terceira edição do programa de bolsas cofinanciadas França – Angola

No passado dia 18 de fevereiro, a terceira edição do programa de bolsas França-Angola foi lançada pela Sua Ex.a Philippe Garnier, Embaixador de França em Angola, o Sr. António Miguel André, Secretário de Estado para a Supervisão junto do Ministério do Ensino Superior e o Sr. M. Miranda Lopes, Director Geral do INAGBE (Instituto Nacional Angolano de Gestão de Bolsas de Estudos).

Este programa permitiu, no decursos dos últimos dois anos, o envio para França de 35 estudantes angolanos que integraram a rede francesa dos Institutos Universitários de Tecnologia (IUT). Este ano, 30 bolsas novas serão atribuídas e cofinanciadas pelos governos francês e angolano.

Ao termo dos testes escritos em matemáticas, física e química em que 640 candidatos participaram, os estudantes foram seleccionados no oral pelos directos dos IUT das cidades de Avignon e de Alençon.
Os estudantes seleccionados seguirão, a partir do mês de março e até junho, uma formação intensiva em língua francesa na Aliança francesa de Luanda no intuito de optimizar a sua integração em França assim como cursos de capacitação científica, igualmente organizados durante o mesmo período no liceu francês de Luanda. Estas formações científica e linguística continuarão em França durante o verão e até o início das aulas em setembro, data em que cada um deles integrará um dos 115 estabelecimentos da rede francesa dos IUT.

Esta selecção permitiu igualmente identificar os 5 futuro alunos, procedentes da rede das escolas Eiffel, que beneficiarão de uma bolsa cofinanciada pela empresa Total Angola no âmbito do programa Quai d’Orsay - Empresas.
Assim como para as duas primeiras edições, os dispositivos de selecção, de seguimento e de acompanhamento personalizados implementados, permitirão maximizar as probabilidades de sucesso dos bolseiros angolanos.

JPEG

Atualização : 09/01/2015

Princípio da página