Semana da Língua Francesa e da Francofonia

JPEG
A Banda “Obra Bella” durante a noite dos Sabores francófonos na Fortaleza São Miguel (Museu das Forças Armadas

- A Semana da Língua Francesa e da Francofonia 2016, coordenada pela Alliance Française de Luanda, desenrolou-se de 14 a 19 de Março com várias actividades:

Representações de contos e ateliers com Muriel Bloch e João Mota

- A narradora Muriel Bloch e o guitarrista João Mota apresentaram o espectáculo "Les 7 merveilles et autres récits : voyage en Lusophonie" (As 7 maravilhas e demais narrações: viagem na Lusofonia) na Escola pública Ngola Kiluanji, Escola de Formação de Professores de Francês Garcia Neto e no Liceu Francês de Luanda.

Actividades na Mediateca de Luanda: lançamento da plataforma electrónica “Culturethèque”, exposição "Dis-moi dix mots" (Diga-me dez palavras), ciclo de filmes "Réalisatrices Francophones" (Realizadoras Francófonas)

- Em parceria com o Liceu Francês, a Alliance Française realizou na Mediateca de Luanda, no decorrer do mês de Março, duas sessões de cinema sob o lema “As realizadoras francófonas”: La Cour de Babel de Julie Bertuccelli et Sur la Planche de Leïla Kilani.
Organizou igualmente o lançamento da plataforma electrónica “Culturethèque” no Auditório da Mediateca.

Concurso: Eu digo francófono

- Na quinta, o ISCED de Luanda realizou um festival baptizado: Eu digo francófono. Um concurso de cultura sobre a Francofonia, um concurso de ditado, interpretações de canções francesas e francófonos bem como uma mesa redonda «O papel do francês em Angola » vieram ritmar o dia.

Noite dos sabores francófonos

- A Alliance française coordenou a tradicional Noite dos Sabores, realizada na Fortaleza São Miguel de Luanda (Museu das Forças Armadas). Durante este evento, que contou com a participação de 600 pessoas (representantes das comunidades francófonas e do Corpo diplomático, entidades políticas angolanas), onze países apresentaram bufetes de especialidades culinárias (Argélia, Bélgica, Cabo-Verde, Costa do Marfim, França, Gana, Mali, Marrocos, República Democrática do Congo, Suíça e Vietnam). Dois concertos foram realizados com a participação da banda “Obra Bella” e do guitarrista guineense João Mota. A “noite dos sabores” contribui pela valorização das identidades e pela circulação das expressões culturais dos países francófonos, num espírito de diálogo e no respeito da sua diversidade.

Jornada “portas abertas” na Alliance Française

- A jornada portas abertas da Alliance Française de Luanda teve lugar no sábado 19 de Março. Nesta ocasião, foram oferecidos aulas de ensaio gratuitas, um ditado “Les Timbrés de l’Orthographe”, uma conferência sobre as oportunidades de intercâmbios universitários em França e jogos de sociedade relacionados à temática: “Francês Língua Estrangeira”.

Festival “Ça me dit francophone” (Isto soa-me francófono)

- Para encerrar a semana, a escola Njinga Mbandi acolheu o festival intitulado “isto soa-me francófono” (ça me dit francophone). Doze escolas da cidade de Luanda conseguiram assim encontrar-se, intercambiar e apresentar um programa rico e diverso de canções, de teatro e de leituras de poesias.

Atualização : 18/05/2016

Princípio da página