Mensagem de boas vindas do embaixador

Estimados compatriotas, estimados amigos angolanos,

Tenho o prazer de vos acolher no site internet da Embaixada de França em Angola e apresentar-me alguns dias após a minha chegada no território angolano.

As relações entre Angola e a França são perenes e fortes, seja nos domínios económico como político e cultural. Esta relação foi recentemente reforçada e dinamizada com duas visitas ao nível presidencial. Em Abril de 2014 a França acolheu o Presidente José Eduardo dos Santos e em julho de 2015, por sua vez, Presidente François Hollande efectuou uma visita de Estado à Angola. Estas duas visitas foram precedidas em 2012 e 2013 de vários deslocamentos ao nível ministerial entre os nossos dois países, sem contar os numerosos eventos organizados entre as nossas comunidades de negócios, tanto em França como em Angola.

É para mi um grande privilégio e um imenso prazer ter sido nomeado pelo Presidente da República para representar a França em Angola. Isto, no momento em que o governo de Angola empenha-se a diversificar a economia do país, fragilizada pela queda do preço do barril de petróleo. A França está convencida que aquilo que é percebido por muitos como uma dificuldade também pode ser a oportunidade para juntos relevar este desafio. A França deseja exprimir o seu apoio e a sua disponibilidade enquanto parceira e assim participar activamente neste esforço nacional conduzido pelas autoridades angolanas. A rede das suas numerosas empresas implantadas em Angola assim como a sua perícia e suas competências nos diversos domínios tais como a agricultura, a agro-alimentar ou ainda o turismo são outro tantos sectores de cooperação e de parceria possíveis que desejamos propor aos nossos amigos angolanos.

Ademais, as nossas relações são caracterizadas pela permanente concertação diplomática, particularmente no que se refere às questões da paz e da segurança no continente africano. O governo francês deseja reforçar e desenvolver esta concertação e este intercâmbio, consciente do papel e da importância que reveste Angola nesta região do mundo.

Este site internet tem como objectivo, informar-vos das actividades e dos recursos da Embaixada, tanto no plano político e cultural como sobre os aspectos económicos e as oportunidades de investimento. Também serão propostos links para os nossos serviços económicos. Neste site, poderão igualmente encontrar as informações necessárias relativas às questões consulares respeitante a comunidade francesa assim como para os angolanos que desejam visitar o nosso país. Conforme as suas necessidades, convido-vos à contactar os nossos serviços que permanecerão à sua disposição, ao serviço da cooperação e da amizade entre a França e Angola.

Sylvain Itté, Embaixador de França em Angola

Atualização : 09/11/2016

Princípio da página