Fórum económico Angola-França, por ocasião da visita do Presidente da República francesa

No âmbito da sua digressão africana, o Presidente da República Francesa realizou uma visita de Estado a Angola, nos dias 2 e 3 de Julho de 2015.

Nesta ocasião, a Embaixada de França e Business France realizaram um fórum económico, em parceria com o Medef Internacional e o LIDE, que reuniu mais de 50 líderes de empresas francesas, 200 líderes de empresas angolanas, uma trintena de entidades institucionais e uma cinquentena de jornalistas. O Presidente da República abriu este fórum, na presença do Sr. Georges Chikoti, Ministro das Relações Exteriores da República de Angola, do Sr. Patrick Pouyanné, Director-geral da Total, do Sr. Francisco de Lemos, Presidente do Conselho de Administração da Sonangol ; do Sr. Jean-Jacques Lestrade, Presidente honorífico da Ponticelli e do Sr. Aguinaldo Jaime, Presidente da Comissão económica do LIDE angolano.

O equivalente a Mil Milhões de Euros de contratos foi rubricado durante este fórum económico a favor de grandes grupos franceses e de PME francesas.

Num contexto em que o preço do barril de petróleo tem baixado muito, Angola procura diversificar a sua economia e desenvolver os sectores de actividade fora dos hidrocarbonetos. Para valorizar a perícia francesa face às necessidades angolanas, 3 mesas redondas foram realizadas em torno dos sectores da Cidade-sustentável, da Energia-Ambiente, e da Agricultura.

A França é o 3° investidor em Angola (em termos de IDE) e o 8° fornecedor. As exportações da França para Angola aumentaram de 60% entre 2013 e 2014.

JPEG

JPEG

Atualização : 29/07/2015

Princípio da página