FRANCOFONIA 2012

Sabado 17 de Março :

-> Radio LAC « Bom dia, Bom dia » 10h – 12h.

Numa parceria com a Radio LAC, vários representantes das embaixadas francófonas representadas em Angola participaram no programa “Bom Dia, Bom Dia”: Embaixada da República Argelina Democrática e Popular, Embaixada da Bélgica, Embaixada da França, Embaixada da República de Gabão, Embaixada da República da Sérvia, Embaixada da Confederação Suíça, Embaixada da República Árabe do Egito.

O programa “Bom Dia, Bom Dia”, presentado pelo jornalista Mateus Gonçalves, será dedicado a Francofonia. Os embaixadores e representantes das embaixadas presentes apresentaram as suas culturas, e falaram da implicação dos seus países na Organização internacional da Francofonia e da importância da língua francesa em cada dos seus países. Os ouvintes podaram aproveitar das músicas distos países bem como do prazer de ouvir um programa em dois línguas, a língua francesa e a língua portuguesa. Duas horas de viagem pelo mundo francófono!

-> Noite « Sabores francofonos » Liga Africana, L.A.A.S.P, 19h, entrada COM CONVITES

** « Allons en France », os prêmios serão entregados pela sua Excelencia, o senhor embaixador da frança, Philippe Garnier.

**, discurso da sua Excelencia, o senhor embaixador da confederação da Suiza, Giancarlo Fenini. A Confederação da Suíça exerce a presidência da Cimeira da Francofonia da Organização Internacional da Francofonia até o mês de Outubro de 2012. A República Democrática do congo será o próximo pais na presidência da Cimeira.

Segunda 19 de Março :

- > Festival de cinéma francófono, CEFOJOR, 20h.

Bélgica: Formidável – de Dominique Standaert - 2007 - Bélgica
Matthieu é um desempregado profissional que vende doces na porta de uma escola e ajuda crianças a atravessar a rua. Um dia, ele causa uma colisão. Isso pode fazê-lo perder o emprego e ele apela para Marc, a outra parte envolvida no acidente, para livrá-lo da culpa. Mas Marc, que vende equipamentos para a polícia, está cheio de problemas. Ele enfrenta um divórcio litigioso e a falência total de sua empresa. Sua esperança é conseguir vender o estoque de pisca-piscas para a polícia federal para tentar recuperar o que perdeu. Mas sua esposa toma seu carro e seu cartão de crédito é recusado. Matthieu propõe ajudar Marc se ele se responsabilizar pelo acidente. Então, os dois homens com nada em comum viajam para o sul numa motocicleta barata, com os pisca-piscas nos ombros e nenhum dinheiro no bolso. A convivência mais próxima revela o que está por trás das aparências e mostra as diferenças. Mesmo assim, eles aprendem a se conhecer e começam a simpatizar um com o outro. Formidável, não?

Egipto: Tahrir 2011 de Tamer Ezzat, Ahmad Abdalla, Ayten Amin e Amr Salama, 2011, 90 minutos (22h)
Documentário que trata da instabilidade vivida nos tempos mais recentes no Egipto e do movimento civil que destronou presidente Hosni Mubarak, levado na Mostra de veneza em 2011.

Terça-Feira 20 de março :

- DIA INTERNACIONAL DA FRANCOFONIA, Concurso “Filmar as 10 palavras da francofonia » CEFOJOR 19h.

- > Mostra e entrega dos prêmios do Concurso “PocketFilms” (Trata-se dum concurso com participantes entre 15 e 40 anos de idade- 20 equipas de 4 pessoas, todos são alunos da Alliance Française de Luanda, o liceu francês de Luanda, a escola consolaria do Congo e a faculdade de letras da UAN. O conceito é de criar vídeos a partir dum celular, um Plano-sequência dum minuto com um senário baseado numa das 10 palavras da francofonia 2012. O concurso está coordenado pelo realizador e especialista audiovisual francês Wilfried jude, quem foi convidado pela ocasião, do dia 13 de Março ao 17 de março, para dirigir os workshops”

- > Leituras de poemas francófonos entre as projecções e música.

Quinta-feira 22 de Março:

-> Festival de cinema francófono, CEFOJOR 20h.

Suíça: O Herdeiro de Christian Karche, 2002, 99 minutos (20h)
Comédia dramática: Vico, um jovem africano, herda uma pastagem na região de Gruyère. Ele desembarca na Suíça com o firme propósito de vender a herança. Testemunha de um esquema de queijo clandestino, desvenda os planos de um “coronel” local e torna-se um verdadeiro camponês da montanha e salva o vilarejo da bancarrota. Esta fábula, inteiramente rodada na região do famoso queijo suíço, nos leva aos bastidores de um vilarejo onde este jovem africano causará um choque de culturas.

Argelina: - O último passageiro de Mounes Khammar, 2010, 6 minutos (22h)
Curta-metragem: Um jovem salta duma Fálasia, antes de viver sempre, a sua alma visita a suas dois impossível enamoradas: uma mulher e o palco duma sala de concerto…Ganhador do melhor Curto metragem no Abu Dhabi Film Festival de 2010.

->“AFRICA IS BACK, O segundo Festival Cultural PanAfricano de Argel, entre testemunhas e recordações” de Brahim Salem e Charki Kharoubi, 2009
Documentário sobre o Segundo Festival Cultural Panafricano, que tive lugar em Argel no dia 5 de Julho de 2009.

Sexta-feira 23 de Março :

-> Festival de cinéma francófono, CEFOJOR 20h.

Vietnam: Não queime o diário, Dang Nhat Minh, 2009, 105 minutos
Um filme sobre a mártir vietnamita Dang Thuy Tram e as anotações de seu diário. Dang era uma jovem médica de Hanói, responsável pelo hospital militar da comuna de Duc Pho – que suportava dia e noite ataques e bombardeios do exército americano. Após o ataque à Duc Pho, Fred, um soldado norte-americano, encontra o diário de Dang Thuy Tram. Após manter o diário consigo durante 35 anos Fred encontra-se com a mãe e as irmãs dela. Ele compreende que Tram não escrevera o diário para o mundo, mas a fé e a aspiração pela paz, em circunstâncias tão difíceis de guerra, abalaram os corações das pessoas.
São Tomé, Moçambique, Gabão, 3 documentários e filmes de apresentações dos países de São Tomé e Príncipe, Moçambique e Gabão, para descobrir as suas culturas e das suas riquezas turisticas. Três viagens para 3 países membros da francofonia em Africa.

Sabado 24 de Março :

-> Torneio de futebol

Torneio de futebol no Bárrio dos Congolenses. Coordenação: Escola consolaria da República Democrática do Congo. Em um torneio amigável enfrentam-se várias equipas francófonas com alunos de várias escolas da cidade.

-> Concerto de clausura da francofonia,

Concerto do artista Hip/Hop Angolano MALEF, às 20h, no Elinga.
Entrada: 2000 akz (com uma camisola e um cd)

Francofonia 2012 - JPEG

Atualização : 16/03/2012

Princípio da página