Balanço dos Encontros Campus France

-  JPEG

- A Delegação angolana composta (da esquerda pela direita na foto) da Senhora Maria de Fátima, Directora-geral da Escola Politécnica da Universidade Kimpa Vita do Uíge, do Senhor Eduardo Agatângelo, Vice-Reitor para a Cooperação da Universidade Agostinho Neto, da Senhora Alice de Ceita e Almeida, Decana da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto e do Senhor Heitor Manuel Timóteo, Vice-Reitor científico da Universidade Kimpa Vita do Uíge, participou nos dias 7, 8 e 9 de Novembro de 2016 nos « Encontros Campus France » que tiveram lugar em Paris na presença do Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros e do Desenvolvimento Internacional francês, Jean-Marc Ayrault.

- Acompanhados dos representantes do Serviço de Cooperação e de Acção Cultural da Embaixada de França em Luanda, os directores dos estabelecimentos de ensino superior angolano mantiveram encontros, dentre outras, com as Universidades de Aix-Marseille, de Montpellier, de Bretagne Sud, de Perpignan, de Tecnologia de Compiègne, de Lille 2, de Paris-Est Marne-la-Vallée, de l’ISARA Lyon, e de SupAgro. Eles conseguiram assim instalar as bases de futuras parcerias universitárias.

- Também tiveram lugar Conferências nos dois primeiros dias sob os seguintes lemas:

  • Respostas da Agência Universitária Francófona (AUF) relativamente aos desafios do ensino superior e da investigação em África.
  • Do programa Empresários em África para o programa MEETAfrica
  • Cooperação entre o Brasil e os países Africanos
  • Os hubs regionais em África em matéria de ensino superior

- O próximo evento Campus France centrado na África terá lugar nos dias 7 e 8 de Junho de 2017 em Paris. Tratar-se-á de um fórum cujo lema será a inserção profissional e o empreendedorismo em África.

- No fim dos « Encontros» e no âmbito do Fundo de Solidariedade Prioritária (FSP) « Empregabilidade dos jovens » implementado pela Embaixada de França em Luanda, a Senhora Alice de Ceita e Almeida deslocou-se a Universidade Técnica de Compiègne. Quanto a Senhora Maria de Fátima e ao Senhor Heitor Manuel Timóteo, foram a Universidade de Caen. Os reitores de universidade angolanos apresentarão os seus estabelecimentos e visitarão os respectivos centros universitários franceses.

Atualização : 30/11/2016

Princípio da página